Faixa Atual

Título

Artista


Lula discute com lideranças indígenas conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul

Escrito por em 11 de Agosto, 2024

Compromisso foi incluído na agenda solene de última hora devido à intensificação das disputas de terras no Estado; o ministros Sônia Guajajara e Márcio Macedo participaram do encontro

Ricardo Stuckert/PR

Lula participa de reunião com lideranças indígenas Guarani-Kaiowá de Mato Grosso do SulO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu no sábado (10) com lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul para discutir os conflitos fundiários na região. O compromisso foi incluído na agenda solene de última hora. O patrão do executivo se encontrou com representantes da tribo Guarani Kaiowá, além de alguns ministros, porquê Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, Márcio Macedo, da Secretaria-Universal da Presidência, e também com a presidente da Funai, Joênia Wapichana. A taxa do encontro foi a intensificação das disputas de terras no Estado. Há murado de um mês, o conflito fundiário entre indígenas e produtores rurais tem deixado os moradores da espaço rústico de Douradina, no interno mato-grossense, em alerta. Na semana passada, várias pessoas ficaram feridas na disputa armada pela terreno chamada de Panambi Lagoa Rica. Em seguida a intensificação desse confronto, a ministra dos Povos Indígenas visitou a espaço na última terça-feira (13).

Siga o meio da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Durante a visitante, Sônia Guajajara conversou com representantes dos indígenas e afirmou que iria encaminhar soluções para o conflito por meio do diálogo. A ministra destacou a preço de ouvir todas as partes envolvidas e buscar uma solução pacífica e justa para todos. Ela também ressaltou a urgência de proteger os direitos dos povos indígenas e prometer a segurança das comunidades afetadas. Já o presidente Lula enfatizou o compromisso do governo federalista em mediar o conflito e encontrar uma solução que respeite os direitos dos indígenas e promova a silêncio na região.
*Com informações do repórter André Anelli


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *