Israel vota texto de cessar-fogo nesta sexta
Escrito por Nilson Oliver em 17 de Janeiro, 2025
De tratado com nota do gabinete de Binyamin Netanyahu, primeiro-ministro convocou uma reunião do gabinete de segurança para o governo sancionar o tratado; caso aceito, trégua terá início no domingo
EFE/EPA/ABIR SULTAN / POOL
O governo de Israel, liderado pelo primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, anunciou na madrugada desta sexta-feira (17) que um tratado para a liberação de reféns foi obtido. Em decorrência disso, uma reunião do gabinete de segurança foi convocada para discutir a aprovação do pacto. Netanyahu havia postergado essa reunião anteriormente, alegando que o Hamas não havia aceitado todos os termos do cessar-fogo proposto, horas depois proferir que havia feito isso.
Apesar de um entendimento já ter sido divulgado por Procurar e Estados Unidos, que previa uma trégua em Gaza e a libertação de reféns israelenses, o gabinete de Netanyahu destacou que ainda havia questões a serem resolvidas. Segundo a equipe do primeiro-ministro, os palestinos estavam buscando concessões de última hora, uma asserção que foi negada pelo Hamas.
Siga o ducto da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
As famílias dos reféns foram informadas sobre os avanços nas negociações, e os preparativos para a recepção dos reféns estão em curso. Caso o tratado seja validado, a trégua deverá inaugurar no próximo domingo e incluirá a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos. Os detalhes sobre o término do conflito ainda precisam ser definidos.
*Reportagem produzida com auxílio de IAPublicado por Victor Oliveira