Faixa Atual

Título

Artista


Morre Irv Gotti aos 54 anos, fundador da gravadora Murder Inc e produtor de artistas como DMX, Ja Rule, Kanye West e outros.

Escrito por em 6 de Fevereiro, 2025

A produtora def Jam diz estar profundamente triste com a morte do magnata da música que “reformulou a paisagem sonora do hip-hop e do R&B”

O vencedor do Grammy morreu na quarta-feira na cidade de Nova York, sua família disse à mídia, mas eles não revelaram a causa da morte. Os representantes de Gotti confirmaram em agosto passado que ele sofreu um “pequeno derrame” no início de 2024, dizendo na época: “Ele teve sucesso em se recuperar totalmente”.

Irv Gotti, Founder Of Murder Inc. Records, Dead At 54: Report

A Def Jam, gravadora da qual a Murder Inc era uma marca, divulgou um comunicado na quarta-feira à noite dizendo que estava “profundamente triste” com a morte de Gotti.

“Suas contribuições na Def Jam, tanto como executivo de A&R quanto em parceria com a Murder Inc, ajudaram a pavimentar o caminho para a próxima geração de artistas e produtores, uma força que remodelou a paisagem sonora do hip hop e do R&B”, escreveu.

Gotti nasceu Irving Lorenzo, um dos oito filhos de uma família do Queens, em 1970.

Murder Inc. founder Irv Gotti has died, aged 54

Ele ganhou destaque como formador de opinião nos anos 90, trabalhando na Def Jam para revelar artistas como Jay-Z – que o batizou de Gotti – e DMX. Ele teve um crédito inicial no álbum de estreia de Jay-Z em 1996, aparecendo como DJ Irv na faixa Can I Live.

No ano seguinte, Gotti ajudou DMX a assinar com a Def Jam antes de ser o produtor executivo do primeiro álbum do rapper, It’s Dark and Hell Is Hot — um disco que estreou em primeiro lugar nas paradas da Billboard, vendeu 5 milhões de cópias no mundo todo e imediatamente estabeleceu DMX como um grande MC.

No início dos anos 2000, o selo de Gotti era um sucesso comercial, fazendo a transição de um som hip-hop cult para um pop rap mais popular e amigável ao rádio. Produziu mais dois álbuns de sucesso de Ja Rule, além de contratar Ashanti e lançar seu primeiro álbum autointitulado. Isso chegou ao topo das paradas da Billboard e rendeu a Gotti um Grammy.

Gotti colaborou com Jennifer Lopez, Eve e Alicia Keys. “As pessoas ficam confusas porque vende como música pop”, Gotti disse ao Guardian em 2002. “Mas fazemos música negra antes de tudo, e todos os nossos discos são ‘hood first’.”

Sua imagem foi manchada pela longa rivalidade de Ja Rule com 50 Cent e por uma batida policial nos escritórios de sua gravadora em 2003 por agentes federais que suspeitavam que ela lavava dinheiro do tráfico de drogas.

Dois anos depois, Gotti e seu irmão foram acusados ​​de lavagem de dinheiro, mas foram absolvidos de todas as acusações.

Gotti criou a série de televisão antológica de hip-hop Tales, da BET, além de ter créditos de produção em várias faixas de Kanye West.

Lyor Cohen, um empreendedor musical que ocupou vários cargos executivos na Def Jam de 1988 a 2004, disse ao Hollywood Reporter que a gravadora “perdeu um dos seus soldados mais criativos, que era o hip-hop”.

“Quando estávamos de joelhos, ele trouxe o calor e salvou nossas bundas”, disse Cohen. “É uma honra e um privilégio tê-lo conhecido. Irv, você fará falta.”


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *