Datafolha para prefeitura de SP traz Boulos com 24% e Nunes com 23%: empate técnico
Escrito por Nilson Oliver em 29 de Maio, 2024
Pesquisa também revelou que Boulos mantém firmeza nas intenções de voto, enquanto Nunes é visto uma vez que a opção principal por eleitores que votaram em Bolsonaro; Boulos é o pré-candidato com maior repudiação
Montagem/Estadão Teor
Em cenário apresentado com a escassez de Datena e Kim, Nunes se destaca uma vez que o principal beneficiado entre os líderes, herdando votos dos demais candidatosA disputa pela Prefeitura de São Paulo está acirrada, com um empate técnico entre os candidatos nos cenários testados pela pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29). No cenário mais completo, Guilherme Boulos (PSOL) lidera com 24%, seguido de perto pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) com 23%. Sem a presença de José Luiz Datena (PSDB) e Kim Kataguiri (União Brasil) na disputa, as posições se invertem numericamente, com 26% para o atual prefeito. A pesquisa foi realizada com 1.092 eleitores da cidade e tem margem de erro de três pontos percentuais. A presença de novos candidatos na pesquisa, uma vez que Datena e Pablo Marçal (PRTB), trouxe uma novidade dinâmica à corrida eleitoral. No segundo cenário, com a escassez de Datena e Kim, Nunes se destaca uma vez que o principal beneficiado entre os líderes, herdando votos dos demais candidatos. A pesquisa também revelou que Boulos mantém firmeza nas intenções de voto, enquanto Nunes é visto uma vez que a opção principal por eleitores que votaram em Bolsonaro e aprovam sua gestão. A presença de Marçal uma vez que candidato pode impactar a corrida eleitoral, drenando suporte dos líderes da disputa.
Siga o via da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Repudiação
O pré-candidato Guilherme Boulos é o mais rejeitado pelo eleitorado de São Paulo, com 32% de repudiação. Em seguida, aparecem Pablo Marçal com 25% e o atual prefeito Ricardo Nunes com 24%. Outros nomes uma vez que José Luiz Datena, Kim Kataguiri, José Pimenta (PCO), Altino (PSTU), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo) também enfrentam altos índices de repudiação. Guilherme Boulos, sabido por liderar movimentos sociais, manteve seu patamar de repudiação em 34%, um número saliente que somente dois ex-prefeitos conseguiram superar. Enquanto isso, o prefeito Ricardo Nunes enfrenta acusações administrativas e viu um de seus aliados, o presidente da Câmara Milton Leite (União Brasil), ser culpado de depravação. Ambos negam as acusações, mas precisam mourejar com a suspeição do eleitorado. Outros nomes em destaque na pesquisa são José Luiz Datena, sabido por sua atuação na TV, e Pablo Marçal, ligado à esfera bolsonarista. Enquanto Datena tem subida visibilidade e baixa repudiação, Marçal já aparece em segundo lugar em repudiação, apesar de ter um índice de conhecimento menor. A deputada Tabata Amaral também procura se sobresair uma vez que uma selecção à polarização política.
Alguns candidatos, uma vez que Kim Kataguiri e Marina Helena, enfrentam desafios de visibilidade e repudiação. Enquanto Kim é pouco sabido pelos eleitores, Marina Helena viu sua taxa de conhecimento oscilar negativamente desde a última pesquisa. A pesquisa foi encomendada pela Folha e registrada no Tribunal Superior Eleitoral, ouvindo 1.092 pessoas para traçar o cenário das eleições municipais de São Paulo em 2024.
Publicado por Heverton Promanação
*Reportagem produzida com auxílio de IA