‘Não temos que xingar ninguém’, diz Lula após ofensa de Janja a Elon Musk
Escrito por Nilson Oliver em 17 de Novembro, 2024
Presidente recordou conversa que teve com o papa Francisco, mas não mencionou ataque da primeira-dama a horizonte ministro de Donald Trump
Ricardo Stuckert/PR
Lula abraça Gilberto Gil durante o Festival Associação Global Contra a Míngua e a PobrezaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um recado a sua mulher, Rosângela da Silva, conhecida uma vez que Janja, que ofendeu Elon Musk durante um evento do G20 no Rio de Janeiro. Durante festival de música organizado pela própria primeira-dama para o G20, Lula enfatizou que não é necessário ofender ninguém e que a luta contra a penúria deve ser pautada pela indignação da sociedade, sem recorrer a ataques pessoais. “Eu queria manifestar para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Precisamos unicamente revoltar a sociedade”, disse o petista, recordando conversa que teve com o papa Francisco. Janja, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o cantor Gilberto Gil estavam ao lado do presidente no palco.
Mais cedo, durante um pintura do G20, Janja havia se dirigido a Musk de forma contundente, dizendo: “Eu não tenho pânico de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”. A resposta do empresário foi no X, com emojis de risadas, seguidos de um observação sobre a próxima eleição presidencial, prevendo que o grupo liderado por Lula perderá. O bilionário será secretário no horizonte governo Donald Trump (função equivalente ao de ministro). Por isso, há na diplomacia brasileira o temor de que a fala de Janja atrapalhe a relação do Brasil com os Estados Unidos durante a gestão do republicano.
Siga o via da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Lula, em sua fala, reafirmou seu compromisso de erradicar a penúria no Brasil até 2026, criticando a gestão anterior de Jair Bolsonaro, mormente no que diz reverência à Cultura. O presidente ressaltou que a questão da penúria deve ser encarada uma vez que um problema político sério, e não unicamente uma vez que uma estatística.
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA